Arrependimento e Felicidade

Em D&C, na seção 6, versículo 9 está escrito: “Não pregues coisa alguma a esta geração, a não ser arrependimento; guarda meus mandamentos e ajuda a trazer à luz minha obra, de acordo com meus mandamentos; e serás abençoado” .
Pres.Lanus.jpg

Como essa escritura, tantas outras, em diferentes livros sagrados, mencionam a necessidade de se pregar arrependimento aos irmãos que ainda não conhecem o evangelho. Ao se considerar em meditação esse ponto da doutrina, é muito gratificante compreender que o arrependimento não está, em essência, ligado ao remorso, às tristezas, à dor e ao desespero que promanam do pecado. Mas, é um dos mais belos e reconfortantes sentimentos que alguém pode experimentar.

A princípio, pode parecer paradoxal que alguém sinta alegria no arrependimento. Todavia, a luz que dele decorre traz imensa paz e tranquilidade espiritual consistente, de modo a satisfazer o anseio de encontrar a felicidade que toda a alma humana busca constantemente. Aquele que convive com as inquietações e os sofrimentos determinados pelo pecado não é capaz de avaliar a importância da sensação de liberdade e de segurança que a vida em retidão pode oferecer. É essa condição tranquila e pacífica, a qual procede da comunhão com o Espírito de Deus, que os filhos do Pai Celestial podem vivenciar, mesmo neste mundo repleto de desafios e iniquidade.

A felicidade do homem, a sua alegria, vem do coração ensinável e de um espírito que siga os mandamentos do Senhor. É com essa percepção que o arrependimento traz o pecador para o conforto advindo da aproximação com Cristo, que ocorre quando se toma a decisão de seguir Seus mandamentos.

O fardo de se seguir a Cristo é leve, se comparado ao jugo e à limitação que o pecado impõe. Com efeito, a vida dentro dos parâmetros do discipulado é cheia de esperança, certezas, alegrias e paz. Quando a mudança de mente ocorre em direção ao evangelho, os valores do mundo já não têm mais relevância no processo da escolha entre o certo e o errado, e se as escolhas passam a ser edificantes, as bênçãos virão e, com elas, a felicidade — o prêmio para todo aquele que segue o Salvador.

Uma mudança de rumo nas escolhas pessoais trará o espírito para a Luz que emana da divindade. Tal Luz determina a clarificação dos fatos e das situações, o que permite melhor entender a realidade em que se vive. É por melhor compreender a realidade que é possível ter mais paz e força espiritual, para que se possa superar os desafios da experiência terrena.

Voltar o coração para Cristo significa a grande mudança que deve haver nas pessoas para que se tornem aptas a receber as bênçãos da plena felicidade e da vida eterna. Não é sem propósito que Cristo Se oferece como o Pão da Vida, para que todo aquele que O receber jamais tenha fome espiritual ou infelicidade.

O arrependimento é um caminho de alegria, na medida em que a segurança espiritual invade o ser daquele que vem para o discipulado. Nada traz mais serenidade do que a certeza de que há bênçãos incomensuráveis para os que seguem o Salvador. Seu jugo é leve e suave, e a escolha de segui-Lo é a fonte de toda a felicidade possível de se obter de forma consistente, na Terra.

Quando é pedida ajuda para que se traga à luz a obra do Senhor, vem à mente uma outra escritura, que se encontra em D&C, seção 33, versículos 10 e 11: “Sim, abri vossa boca e ela encher-se-á, dizendo: Arrependei-vos, arrependei-vos e preparai o caminho do Senhor e endireitai suas veredas; pois o reino do céu está próximo; Sim, arrependei-vos e sede batizados, cada um de vós, para a remissão de vossos pecados; sim, sede batizados com água e então virá o batismo do fogo e do Espírito Santo”.

Os convênios batismais dos filhos do Pai Celestial estão em pleno andamento, em preparação para a Segunda Vinda. A coligação de Israel ocorre em todo mundo, com mais de quatro centenas de missões apoiando a maravilhosa tarefa de levar paz e esperança a inúmeras almas eleitas para viverem com Deus eternamente.

A felicidade está ao alcance de todos. Ajudar a levá-la às pessoas é também motivo de alegria para os santos dos últimos dias. O arrependimento a ser pregado devolve as pessoas ao caminho da retidão e da santidade.

Em verdade, o arrependimento é uma dádiva divina, disponível a todos, mesmo àqueles que se afastaram da verdade, depois de experimentar seu doce sabor. Para os que ainda não encontraram o caminho do arrependimento, cabe lembrar o convite do Salvador, que se encontra em Mateus 11:28, que diz: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”.

“Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei”